top of page

Quais as modalidades de tratamento do câncer de próstata?

  • Foto do escritor: André Batista
    André Batista
  • 13 de jan.
  • 2 min de leitura

Existem várias opções de tratamento para o câncer de próstata, porém cada uma delas tem suas indicações, riscos e benefícios. Aqui estão listados alguns dos tratamentos possíveis:


ree
  1. Vigilância ativa: Essa abordagem envolve monitorar de perto o câncer sem iniciar tratamento imediato, a menos que a doença se torne mais agressiva. É indicada para tumores muito pouco agressivos e exige acompanhamento em intervalos mais curtos, biópsia confirmatória além de exames laboratoriais e de imagem.


  2. Cirurgia radical: A prostatectomia radical é a remoção completa da próstata. Pode ser realizada por via aberta, laparoscópica ou robótica. A cirurgia robótica, por exemplo, oferece maior precisão e menor tempo de recuperação.


  3. Radioterapia: Utiliza radiação para destruir células cancerígenas. Pode ser externa (aplicada de fora do corpo) ou interna (braquiterapia).


  4. Hormonioterapia: Trata-se de medicamentos que reduzem a quantidade de hormônios masculinos (andrógenos) no corpo, que podem estimular o crescimento do câncer de próstata.


  5. Imunoterapia: Ajuda o sistema imunológico a combater o câncer. Pode ser usada em combinação com outras terapias.


  6. Quimioterapia: Utiliza medicamentos para destruir células cancerígenas, geralmente reservada para casos avançados em que a neoplasia se espalhou para outros órgãos além da próstata (metastático).


  7. Terapias focais: Consiste na destruição localizada das células cancerígenas com temperaturas extremamente baixas, utilizando nitrogênio líquido (crioterapia) ou através de um ultrassom de alta potência focado (HIFU).


  8. Terapia alvo: Usa medicamentos que visam especificamente as alterações genéticas ou proteicas que ajudam o câncer a crescer.


Vale lembrar que a escolha do tratamento deverá ser discutida entre o médico assistente o paciente e seus familiares e individualizada de acordo com o perfil de agressividade e estágio da doença levando sempre em consideração o estado de saúde do indivíduo.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page